quarta-feira, 9 de junho de 2010

Influência dos E.U.A. na Independência da América Espanhola


Com a Europa enfraquecida a Colônia sentiu, que seria a hora certa para lutar pela sua independência. Ora, a Espanha estava enfraquecida, pois estava tomada pelo exército francês de Napoleão que na verdade queria acabar com o intercâmbio comercial da Inglaterra, para que assim, a França torna-se a maior potência européia e não a Inglaterra. As Idéias Iluministas ainda circulavam por toda a Europa, assim como a recente Revolução Francesa. Essas idéias chegavam a colônia como consequência do comércio. Para as guerras de independência, os colonos se basearam nas idéias iluministas e na Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

Os povos indígenas estavam submetidos à mita . A população indígena estava sujeita também a obrigações originárias da Península Ibérica, especialmente que a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços.

A elite criolla aproveitou a situação ainda de batalhas na Espanha e rompeu o pacto colonial, comercializando com a Inglaterra e EUA, grandes apoios nas guerras da independência. Quando a Espanha recuperou o poder após as derrotas dos franceses, pressionou as colônias. Porém, a elite criolla não quis mais aceitar o domínio da Espanha, passando, assim, a liderar em vários lugares da América.

Depois disso, a população, tomando como base os EUA e a França, lutaram para sua independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário